Lacrimejamento, olhos sempre úmidos e marejados, um lencinho sempre no bolso, maquiagem borrada…Muitas visitas ao oftalmologista, colírios, e nada resolve… Esta é a história típica de um paciente com canal lacrimal obstruído. Quando finalmente o diagnóstico é feito, é hora de corrigir o problema.
Para que você entenda: a via lacrimal é um conjunto de estruturas, que formam um "tubo", desde o cantinho interno do olho até uma abertura na parte mais inferior do nariz. Quando esta "tubulação" fica obstruída - em geral, próximo ao seu final - ela já está muito comprometida e não pode ser aproveitada. Então, a melhor solução é criar um desvio antes do local onde está a obstrução, ou seja, uma nova via de drenagem, também dentro do nariz. Este procedimento para corrigir a obstrução do canal lacrimal é chamado de dacriocistorrinostomia.
A forma clássica de se fazer a cirurgia (por um oftalmologista especializado) é através de uma incisão na face do paciente, entre o nariz e o canto interno do olho. Com o avanço da cirurgia nasal, das técnicas cirúrgicas e dos equipamentos, atualmente a via endoscópica (por dentro do nariz), realizada pelo otorrinolaringologista é a melhor opção. As principais vantagens são:
Cirurgia para desobstruir o canal lacrimal
Anestesia geral, em ambiente hospitalar.
Internação hospitalar de 6 a 24 horas.
Retorno ao trabalho e estudo - 7 a 10 dias .
Retorno à atividade física - 14 dias.
É padrão a presença do otorrinolaringologista e do oftalmologista na sala cirúrgica. Acreditamos que esta é a melhor prática e que proporciona os melhores resultados. Usamos, como rotina, sistema de videoendoscopia.
Sangramento (epistaxe).
Recidiva da obstrução (cerca de 5%).
A cirurgia endoscópica para tratamento da sinusite crônica ganha cada vez mais espaço, com ótimos resultados e pode trazer alívio e melhora da qualidade de vida.
O desvio do septo é uma das causas mais comuns de obstrução nasal (nariz entupido). A cirurgia para corrigir este problema proporciona uma melhora importante na respiração e um ganho importante na qualidade de vida.
Muitas vezes, apenas corrigir o desvio do septo não basta. E em alguns casos, ele nem é o problema. É necessário abordar a válvula nasal, a região mais estreita do nariz. Para saber mais basta clicar na imagem acima.