Cirurgia Endoscópica para Sinusite Crônica e Pólipos Nasais

Sinusite crônica e pólipos nasais são problemas comuns no meu consultório. Doenças que atrapalham a respiração pelo nariz, reduzem o olfato, causam dor de cabeça e na face e secreção nasal abundante, sobretudo pela garganta.

A sinusite crônica e os pólipos nasais (polipose nasossinusal) são doenças bastante frequentes e que causam sensação de nariz entupido e congestionado, redução do olfato (em casos graves, ausência completa do olfato), dor de cabeça e na face, secreção nasal abundante, especialmente em direção à garganta.

Além disso, é bastante comum os pacientes relatarem que já usaram muitos antibióticos ao longo da vida - inclusive com efeitos colaterais desagradáveis. Como consequência da respiração ruim pelo nariz, muitos acabam recorrendo a tratamentos inadequados, especialmente os descongestionantes nasais (Afrin, Neosoro, Aturgyl, Sorine, etc) e os corticóides injetáveis. A perda de qualidade de vida é enorme: falta de olfato e paladar, qualidade do sono, dores frequentes, dificuldade para realizar atividades físicas.

A cirurgia endoscópica funcional dos seios da face é uma ótima opção de tratamento para a rinossinusite crônica. É realizada com auxílio de sistemas de video-endoscopia e através da própria cavidade nasal, portanto, sem cicatrizes na face. Ela consiste na abertura precisa e limpeza minuciosa dos seios da face acometidos. Este processo melhora a ventilação dos locais acometidos, o que permite a eliminação do muco, reduzindo as infecções. Além disso, as aberturas cirurgicamente criadas permitem que os medicamentos utilizados no nariz (sprays, duchas) penetrem em locais antes inacessíveis, o que melhora o controle da doença e evita o uso frequente de corticóides injetáveis

A cirurgia endoscópica funcional é uma excelente opção para o tratamento da rinossinusite crônica e dos pólipos nasais.

As primeiras cirurgias endoscópicas foram realizadas em Graz, na Áustria, na década de 80. Desde então, o conhecimento e a tecnologia avançaram sem parar e para obter resultados cada vez melhores é necessária atualização constante. Por isso, apenas em 2019, viajei duas vezes ao exterior, visitando serviços nos EUA e Bélgica, para me aprimorar nesta técnica.

A tecnologia é fundamental para trabalho do otorrinolaringologista, especialmente os sistemas de videoendoscopia de alta definição e material cirúrgico de primeira linha. Na nossa rotina, utilizamos endoscópios alemães retos e angulados de 45 e 70 graus (pra enxergar cada "cantinho" do nariz) e pinças alemãs Karl Storz tipo Rhinoforce.

Para resumir, confira abaixo:


Cirurgia para Sinusite


Cirurgia para tratamento da sinusite crônica e polipose nasossinusal.

Anestesia e Internação

Anestesia geral, em ambiente hospitalar.
Internação hospitalar de 6 a 24 horas.

Tempo de Recuperação

Retorno ao trabalho e estudo - 7 a 10 dias .
Retorno à atividade física - 14 dias.

Equipe Multidisciplinar

É padrão do nosso serviço a presença de 2 cirurgiões na sala cirúrgica. Usamos, sempre, sistema de videoendoscopia.

Riscos

Sangramento (epistaxe).
Recidiva da sinusite.
Fístula nasoliquórica.

Você tem sinusite?

Agende sua consulta por e-mail ou WhatsApp

Outras Cirurgias

Lacrimejamento, maquiagem borrada? A causa pode ser o canal lacrimal obstruído. A DCR por via endoscópica é a cirurgia para desobstruir o canal da lágrima, realizada por dentro do nariz, sem deixar cicatrizes na face. Sempre realizada em equipe multidisciplinar com oftalmologista.

Image

O desvio do septo é uma das causas mais comuns de obstrução nasal (nariz entupido). A cirurgia para corrigir este problema proporciona uma melhora importante na respiração e um ganho importante na qualidade de vida.

Image
Rinosseptoplastia Funcional

Muitas vezes, apenas corrigir o desvio do septo não basta. E em alguns casos, ele nem é o problema. É necessário abordar a válvula nasal, a região mais estreita do nariz. Para saber mais basta clicar na imagem acima.